SERMÃO TEMÁTICO
TEMA: O VALOR DE UM CLAMOR
TEXTO BASE: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.” Jeremias 33.3
INTRODUÇÃO
No capitulo 33 de Jeremias, encontramos no versículo 3 Deus falando com o Profeta, estando ele no cárcere, e é no cárcere que Deus mostra as coisas que sucederão a Israel Ao meu ver este é um dos versículos mais belo da Bíblia, este versículo mostra um pouco da intimidade de Deus com Jeremias. Neste versículo trazendo para os dias de hoje Deus nos convida a buscá-lo em oração, e em seguida nos promete que responderá nossas orações de uma forma que vai muito além de nossa compreensão, assim como falou ao profeta. Os ouvidos de Deus estão atentos para a nossa oração. Por isso devemos sempre clamar por Ele, a Bíblia nos dar vários exemplos de homens e mulheres que clamaram por Ele e tiveram o seu clamor respondido..
I – Agar no deserto
Deus ouviu a voz do menino Ismael, filho de Abraão e Agar, que naturalmente chorava com sede e fome e enviou o Seu anjo com a solução.
“Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão,porque Eu farei dele um grande povo” Gn 21.17-18.
II – Ana no Templo
Ana não se conformou, não aguentava mais a humilhação, zombaria e foi diante de Deus e fez um clamor, sabendo que Ele poderia mudar completamente a sua história.
“Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida…” l Samuel 1:11
III – Moisés de frente ao Mar vermelho
Moisés se encontrava numa situação difícil, estava cercado juntamente com os filhos de Israel por todos os lado e nessa situação ele tinha a vitória garantida por Deus, mas não tomava posse, continuava clamando. A hora de receber a benção havia chegado, Moisés e todo o povo estavam ainda chorando e clamando pela benção que o Senhor já havia dado.
"Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem". Êxodo, 14:15
IV – Jonas no ventre do peixe.
Jonas se encontrava em uma situação angustiante, porém fez a Deus um clamor e Ele lhe ouviu à sua oração.
“Então, Jonas, do ventre do grande peixe, orou ao SENHOR, seu Deus, E disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz.” Jonas 2: 1,2
V – O cego Bartimeu na beira do caminho
O clamor de Bartimeu foi, provavelmente, a melhor decisão da sua vida. Ignorou todas as pessoas que pediam para que se calasse e deixou de lado aquelas que, ao invés de palavras de apoio, traziam mensagens de desesperança, de humilhação e de zombaria. Ouviu apenas o seu coração e continuou e clamou ao Senhor.
“Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.” Marcos 10:46-47
Conclusão
Assim como Deus falou com Jeremias, Ele também nos pede que façamos um clamor com fé e confiança como fizeram: Agar, Ana, Moisés, Jonas e o Cego filho de Timeu. É nos momentos mais difíceis de nossa vida que temos que clamar por Ele, e como disse o Salmista que Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro presente na angustia.
Mesmo quando nos encontramos em um lugar escuro e parece que ninguém nos ouve, que estamos sozinhos e achar que não há mais esperança, podemos nos lembrar que existe um Deus que nos criou e que comanda todas as coisas e ouve a nossa vóz. Um Deus que se importa com cada detalhe de nossas vidas e está no controle de todas as coisas, por isso é só ter plena confiança Nele e clamar, pois com certeza Ele estará pronto a nos revelar coisas grandes e ocultas que ainda não conhecemos. Para Deus há um grande valor no clamor de um filho seu.
Pb Joseildo Nascimento